Memória das Vigílias


Edição 01
De 00 de 00 de 1982 à 00 de 00 de 1982

I Vigília do Canto Gaúcho

 

Idealizada por integrantes do Grupo de Arte e Cultura Reminiscência, com o objetivo de oportunizar uma integração maior entre os intérpretes da arte riograndense e, ao mesmo tempo, despertar a comunidade para os valores culturais e regionalistas, nasceu a I Vigília do Canto Gaúcho.

 

A coordenação da comissão organizadora do festival esteve ao cargo de Cláudio Xavier Englert, sendo que a parte executiva ficou com Leonardo Alves e o setor técnico com Dirceu Marmitt.

 

Em sua primeira edição foi realizada nas dependências do Colégio Barão do Rio Branco, em 1982, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do Pólo Cultural e do Conselho Municipal do Turismo – COMTUR.

 

Diversos espetáculos e atividades artístico-culturais ocorreram paralelamente nas três noites do festival. Entre eles se destacaram: o espetáculo cultural “Canto e Poesia”, a fase municipal do VI Festival de Arte Popular e Folclore, a “Mostra de Artesanato”, a “Exposição-Feira de Livros Históricos e Folclóricos do Rio Grande do Sul e uma exposição de pinturas com aspectos nativos.

 

A comissão julgadora foi composta por Ivo Becker, Marúcia Pinto Castagnino, Elinor Mernak Fagundes, Elem Bartmann e Edson Beckenkamp.

 

Foram premiadas as seguintes músicas: a campeã, “Caminhos da Cachoeira”, defendida por Carlos Leandro Cachoeira, de autoria conjunta com Nilo Bairros de Brum; e a música mais popular, a vaneira “Sina: Rio Grande”, defendida pelo Grupo Musical Gosto de Terra.

 

Esse foi considerado um festival regional, pois contou com a participação de compositores e tradicionalistas da 5ª Região Tradicionalista.

 


Foto 1
Fechar Próxima Anterior

Foto 1

foto 2
Fechar Próxima Anterior

foto 2

foto 3
Fechar Próxima Anterior

foto 3

foto 4
Fechar Próxima Anterior

foto 4





voltar


Ouça as Músicas

As músicas vencedoras agora disponíveis
para ouvir ou baixar




Últimas Notícias


Nenhum registro encontrado.

Leia mais notícias