Memória das Vigílias


Edição 11
De 24 de Março de 2000 à 25 de Março de 2000

XI Vigília do Canto Gaúcho

 

A XI Vigília do Canto Gaúcho, realizada nos dias 24 e 25 de março de 2000, consagrou-se, em vista do sucesso alcançado, como o Festival Campeiro do Estado.

O Evento bateu novo recorde de público, somando aproximadamente treze mil (13.000) pessoas, que marcaram presença dentro do Ginásio e na ampla área de camping.

 

Foram selecionados quatorze (14) composições entre as cento e oitenta e nove (189) inscritas. As músicas foram gravadas, logo após a triagem, em CD lançado na primeira noite do festival, após a apresentação de todas as concorrentes.

 

Consta no CD uma faixa bônus com o xote “Chegada”, na interpretação de César Oliveira (“Choquito”), com participação dos músicos cachoeirenses Ezequiel Rosa, Clênio Rosa e Marco Veleda, de autoria de Aparício Silva Rillo e Luís Carlos Borges, vencedora da IV Vigília do Canto Gaúcho.

 

A comissão julgadora foi composta por Marco Antônio Antunes (“Xirú”), Márcio Rosado, Miguel Bica, Anomar Danúbio Vieira e César Oliveira.

 

As composições premiadas foram: “El Cardal”, de autoria de Alex Silveira e Carlos Madruga, interpretada por Walter Moraes, que recebeu o troféu “Cachoeira dos Arrozais” como primeiro lugar. Os troféus “Rio Jacuí” (2º lugar) e “Melhor Poesia” foram concedidos para “Aos Olhos da Gente”, de autoria de Osmar N. Proença e Luciano Rodrigues, interpretada por Rogério Mello. O terceiro lugar, com o troféu “Ponte de Pedra”, ficou para a composição “Gateada Madrinha”, de autoria de Márcio N. Corrêa e Luiz Marenco, na interpretação de Luís Marenco, que também recebeu o prêmio de “Música Mais Campeira”.

 

A “Música Mais Popular”, premiada com o troféu “Meu Pago”, foi “Rosilha Veiaca”, de autoria de Henrique Abero e Pedro Terra, interpretada por Henrique Abero.

 

O troféu de “Melhor Intérprete” ficou com Jari Terres, com a interpretação da música “Sonhos e Mágoas”; o de “Melhor Instrumentista” foi concedido a Edilberto Bergamo com sua gaita botoneira e o troféu de “Melhor Arranjo” foi para “Dueto das Invernias”.

 

Os shows de abertura e encerramento do Festival foram realizados por Walter Moraes, Elton Saldanha, César Oliveira (“Choquito”) e Oswaldir e Carlos Magrão.

 

 




voltar


Ouça as Músicas

As músicas vencedoras agora disponíveis
para ouvir ou baixar




Últimas Notícias


Nenhum registro encontrado.

Leia mais notícias