Memória das Vigílias


Edição 12
De 04 de Maio de 2001 à 05 de Maio de 2001

XII Vigília do Canto Gaúcho

 

Nessa edição a Vigília, realizada nos dias 4 e 5 de maio de 2001, consagrou-se como o maior festival campeiro do Estado.

 

O evento bateu novo recorde de público, somando aproximadamente 20.000 pessoas, que marcaram presença dentro do Ginásio e na área de camping.

 

Foram selecionadas quatorze (14) composições entre as trezentos e quarenta e três (343) inscritas. As músicas foram gravadas, logo após a triagem, em CD lançado na segunda noite do Festival, após a apresentação de todas as concorrentes.

 

Consta no CD uma faixa bônus com o tango “Tango do Meretrício”, na interpretação de João de Almeida Neto, a “Música Mais Popular” da VI Vigília do Canto Gaúcho.

 

A comissão julgadora foi composta por: José Hilário Rettamozo, Eliezer Tadeu de Souza Dias, Vera Balardin, Zulmar Benitez, João Sampaio e João de Almeida Neto.

 

As composições premiadas foram: o primeiro lugar – troféu “Cachoeira dos Arrozais” -  para “Sobre o homem Que Vinha Num Mouro”, uma milonga de Maurício Martins, música e interpretação de Joca Martins; o segundo lugar – troféu “Rio Jacuí” – para “No Tilintar das Pedras”, um chamamé de Justino Lopes e Eduardo Marques, música de Jorge Guedes e interpretação de Jorge Guedes e Nilton Ferreira; o terceiro lugar – troféu “Ponte de Pedra” – para “Fundo de Campo”, uma mazurca de Gujo Teixeira, com música e interpretação de Luiz Marenco; a “Música Mais Popular” – troféu “Meu Pago” – para “Arigó e Chiripa”, uma milonga de Elmo de Freitas (o “Carijó”), na interpretação do mesmo; “Melhor Poesia” para “Sobre o Homem Que Vinha Num Mouro”; “Melhor Arranjo” para “Milonga Negra”, uma milonga olimareña de Oscar Massita, na interpretação do mesmo; e “Melhor Instrumentista” para Sérgio da Rosa.

 

Os shows de abertura, intervalo e encerramento foram realizados por João de Almeida Neto, Juliana Spanevello, João Carlos Tavares, “Os Monarcas”, Rui Biriva, Dante Ramon Ledesma e “Gaúcho da Fronteira”.

 




voltar


Ouça as Músicas

As músicas vencedoras agora disponíveis
para ouvir ou baixar




Últimas Notícias


Nenhum registro encontrado.

Leia mais notícias