Memória das Vigílias


Edição 20
De 06 de Novembro de 2009 à 07 de Novembro de 2009

XX Vigília do Canto Gaúcho

Esta edição da Vigília também foi realizada em duas etapasa primeiramunicipalno dia 26/09/2009no CTG Tropeiros da Lealdadee a segundafinalnos dias 06 e 07/11/2009no Ginásio DPedro tno Parque Ivan Tavares.

Na etapa municipal inscreveram-se 89 (oitenta e nove) composiçõesdas quais foram selecionadas 10 (dez) para a noite de 26/09/2009quando foram selecionadas 02 (duas) composições para concorrerem na etapa finalO público estimado foi de 500 pessoasA apresentação ficou a cargo de Rosane Rõsing.

O show de abertura da etapa municipal ficou por conta da Escola de Dança Artística Corpo em Dançaque apresentou espetáculo de dança com variadas canções de edições anteriores da VigíliaO show de encerramento ficou por conta de Leôncio Severo.

As composições vencedoras da etapa municipal foram: O choro da carretatoada com letra de Rafael Teixeira Chiappetta (Cachoeira do Sul) e música de SabanFelipe de Souza (Cruz Alta)interpretada por Leonardo Moralese A cruz do passochamamé com letra de Mateus Neves da Fontoura (Cachoeira do Sul) e música de André Teixeira e Jari Terres (São Gabriel)interpretada por André Teixeira.

Para a etapa final inscreveram-se 366 (trezentos e sessenta e seis) concorrentesdas quais foram selecionadas doze (12) para concorrerem às premiaçõesjuntamente com as duas anteriormente selecionadas na etapa municipal.

Para o início da etapa final estava previsto um show com Luiz MarencoPorém
devido a problemas de energia elétrica no Ginásio DPedro " não foi possível a realização desta abertura.

Os shows de abertura do dia 07/11/2009 foram com músicos cachoeirensesque 
apresentaram uma retrospectiva das melhores músicas de edições anteriores da V
igília e com oGrupo de Arte Nativa Os Chimangos. O show de encerramento ficou por conta de Joca Martins. O público estimado dessa noite foi de 2000 pessoas. A apresentação foi feita por Ana Carmelita Martins e MarcosSilva.

A premiação da etapa final foi a seguinte: Música mais popular (Troféu Ponto do 
Fandango) 
para Meu baio de juntá oveia (chamarra com letra de Francisco Luzardo e 
música de Paulo Ricardo S
Pinto); Melhor grupo instrumental (Troféu ULBRA) para Mate novo (milonga, com letra de Eduardo Muüoz e música de Carlos Madruga); Melhor arranjo (Troféu Charqueada) para O choro da carreta (toada, com letra de Rafael T. Chiappetta e música de Sabani Felipe de Souza)Melhor melodia (Troféu Catedral N.Sra. da Conceição) para Feito um Cincetro de Prata (rasguido doble, com letra de Lisandro Amaral e música de Cristian Camargo e Mareio Rosado); Melhor poesia (Troféu CELETRO) para Na sombra do cinamomo (chamamé, com letra de Edilberto Teixeira e música de Carlos Leal); Melhor intérprete (Troféu Ponte de Pedra) para Matheus Leal; Melhor instrumentista (Troféu Chateau D'eau) para Silvio CostaTerceiro lugar (Troféu CEEE) para Na sombra do cinamomo; Segundo lugar (Troféu CORSAN) para O choro da carreta; Primeiro lugar (Troféu BANRISUL) para Feito um cincetro de prata.

Síntese Geral de Dados

Em vinte (20) edições, a Vigília do Canto Gaúcho obteve os seguintes resultados: 
- público participante: cento e sessenta mil e quinhentas (160
.500) pessoas;

- composições inscritas: oito mil, seiscentos e quarenta e nove (8.649);

 

- intérpretes e músicas concorrentesoitocentos e quatorze (814).




voltar


Ouça as Músicas

As músicas vencedoras agora disponíveis
para ouvir ou baixar




Últimas Notícias


Nenhum registro encontrado.

Leia mais notícias