Memória das Vigílias


Edição 23
De 25 de Outubro de 2013 à 26 de Outubro de 2013

A XXIII Vigília do Canto Gaúcho

 

A  23ª Vigilia do Canto Gaúcho aconteceu nos dias 25 e 26 de Outubro de 2013, nas dependências do CTG Tropeiros da Lealdade.

A partir desta edição o Festival passou a oferecer duas Linhas: Campeira e de Manifestação Rio-grandense, sendo sete de cada linha.

Foram inscritas 613 composições, sendo que 319 para a Linha Campeira e 294 para a Linha de Manifestação Rio-grandense. A nível Municipal foram inscritas 49, onde foram classificadas 4 composições e a nível  Estadual foram 564 inscritas, sendo 10 classificadas. As quatorze subiram ao palco nos  dois dias do evento, concorrendo em igualdade aos prêmios oferecidos.

Na primeira noite do festival foi apresentado um show de abertura pelo Grupo Cachoeirense Tsara,  seguido da apresentação das 14 concorrentes, em alternância de Linhas. O show de encerramento foi realizado por Dante Ramon Ledesma.

Na segunda noite foram reapresentadas as 14 composições, tendo show de intervalo de Wilson Paim, logo após foi divulgado as premiadas, como segue abaixo:

- Melhor Intérprete- Matheus Leal

- Melhor Instrumentista- Maikel Paiva

- Música Mais Popular- Minha Guitarra Seis Tentos, autoria de  Carlos Eduardo Nunes ( letra) e Felipe e Fabiano Corrêa ( melodia), na interpretação de Felipe e Fabiano Corrêa, esta composição representando a cidade de Cachoeira do Sul.

- Melhor Poesia na Linha de Manifestação Rio-grandense- “ Quando nasce uma criança”, letra e melodia de Carlos Gilberto Machado, de Cachoeira do Sul, com a interpretação de Jorge Freitas.

- 2º Lugar na Linha de Manifestação Rio-grandense- “ As ruínas que o tempo não restaurou”, letra e música de Ramires Monteiro de Santa Maria, na interpretação de Leonardo Dias Morales.

- 1º Lugar na Linha de Manifestação Rio-grandense- “ Vigília do amor”, letra de Cleiber Rocha e Luiz Godinho, melodia de Cleiber Rocha, na interpretação do Grupo Mas Bah, representando as cidades de  Porto Alegre e Bagé.

- Melhor Poesia na Linha Campeira- “ Marias”, letra de Rafael Ferreira e melodia de Lucas Ferreira, representando Vacaria e Porto Alegre, com a interpretação de Jari Terres.

- 2º Lugar Linha Campeira- “ No posto do passo”, letra de Anomar Danúbio Vieira e melodia de Mauro Moraes, interpretada por Ita Cunha e representando a cidade de Porto Alegre.

- 1º Lugar Linha Campeira-” Estância Solita”, letra de Edilberto Teixeira ( em memória) e melodia de Carlos Leal, representando a cidade de São Gabriel.

A apresentação do festival foi realizada pela cantora nativista Anelise Severo.

  

Síntese de dados das 23 edições da Vigília do Canto Gaúcho

 

Público participante: 168.500 pessoas

Músicas inscritas: 10.545

Músicos e intérpretes  concorrentes: 1.024


Descrição I





voltar


Ouça as Músicas

As músicas vencedoras agora disponíveis
para ouvir ou baixar




Últimas Notícias


Nenhum registro encontrado.

Leia mais notícias