Memória das Vigílias


Edição 24
De 31 de Outubro de 2014 à 01 de Novembro de 2014

 

24ª Vigília do Canto Gaúcho

 

A 24ª Vigília do Canto Gaúcho, realizou-se em duas Etapas: Municipal e Estadual. A Etapa Municipal ocorreu no dia 28 de Junho e a Etapa Estadual nos dias 31 de Outubro e 01 de Novembro de 2014, nas dependências do CTG Tropeiros da Lealdade, ambas com duas Linhas: Linha de Manifestação Riograndense e Linha Campeira,

Na Etapa Municipal foram inscritas 60 composições, sendo 23 na Linha Campeira e 37 na Linha de Manifestação Riograndense.

Na Triagem, que aconteceu dia 15 de maio, foram selecionadas 10 composições, sendo cinco de cada Linha.

Dia 28 de Junho, subiram ao palco, apresentando-se ao público, oportunidade em que a Comissão Julgadora escolheu quatro, sendo duas de cada Linha.

Para a Etapa Estadual foram inscritas 245 concorrentes na Linha Campeira e 271 na Linha de Manifestação Riograndense, totalizando 516 composições, que somadas com as inscritas na Etapa Municipal, totalizaram 576 composições.

Nos dias 8 e 9 de setembro, nas dependências do SIPROM, foi realizada a Triagem, onde foram classificadas 10 concorrentes, sendo 5 de cada Linha.

Dias 31 de Outubro e 01 de Novembro, subiram ao Palco as 14 músicas, sendo 7 de cada Linha que concorrerão às premiações do Festival.

A Comissão Julgadora foi composta por, na Etapa Municipal: Maykell Paiva, Cleiber Rocha e Cleiton Santos. A Comissão Julgadora da Etapa Estadual foi composta por: Maykell Paiva, Cleiber Rocha, Cleiton Santos, Miguel Marques e José Ramires Monteiro.

As premiadas foram:

-1º Lugar Linha de Manifestação Riograndense- Troféu Cachoeira do Arrozais= “ Com a Lua nos Olhos” Letra e Música de João Rafael Teixeira Chiappetta e Ezequiel da Rosa.

-1º Lugar Linha Campeira- Troféu Cachoeira dos Arrozais= “ Os Olhos do Colorado”, letra e música de Heleno Cardeal e Tuny Brum.

- 2º Lugar Linha de Manifestação Riograndense- Troféu Cachoeira do Fandango- “ Prá lembrança de um amigo”, letra e música de Míchel Carvalho Plautz, Eduardo Trojahn e Hugo Pedroso.

- 2º Lugar Linha Campeira- Troféu Cachoeira do Fandango-” Cernos”, letra e música de: Matheus Neves da Fontoura, Ezequiel da Rosa e Carlos Machado.

- Música Mais Popular- Troféu Charqueada Paredão- “ Distinto”, letra e música de Carlos Eduardo Nunes, Fabiano Corrêa e Clenio Bibiano da Rosa..

- Melhor Intérprete- Troféu Rio Jacuí- “ Marco Aurélio Vasconcelos”, com a música “ Os Olhos do Colorado”.

- Melhor Instrumentista- Troféu Catedral Nossa Senhora da Conceição, Elias Resende.

- Melhor Poesia- Troféu Rio Jacuí, “ Os olhos de Colorado” de Heleno Cardeal e Tuny Brum.

- Música Mais Popular- Troféu Charqueada Paredão, “ Distinto”, letra e música de Carlos Eduardo Nunes, Fabiano Corrêa e Clenio Bibiano da Rosa.

O Cd do Festival foi gravado ao vivo pelo Studio Casa do Som de Sabani Felipe de Souza, da cidade de Cruz Alta. Foram confeccionadas 500 peças para distribuição entre os premiados e outros e também para comercialização.

Na primeira noite do Festival, ocorreu um show de abertura com jovens estudantes, destacados no Festival “ 1º Entrevero da Canção Estudantil” e no encerramento show com Miguel Marques. Na segunda noite, novamente aconteceu um show de abertura com destaques do “ 1º Entrevero da Canção Estudantil” e no intervalo, com Elton Saldanha.

O Festival foi apresentado por Alessandra Mota e Nicolau Salzano.

 

Síntese de Dados das 24ª edições da Vigília do Canto Gaúcho

 

Público participante: 169.700 pessoas

Músicas inscritas: 11.121

Músicos e intérpretes: 1.094




voltar


Ouça as Músicas

As músicas vencedoras agora disponíveis
para ouvir ou baixar




Últimas Notícias


Nenhum registro encontrado.

Leia mais notícias